terça-feira, julho 04, 2006

"Pergunto-me porque não torna Pontevin públicas ideias tão interessantes. Apesar de tudo, não tem muito que fazer, esse historiador doutorado que se aborrece no seu gabinete da Biblioteca Nacional. Estar-se-á nas tintas para dar a conhecer as suas teorias? É dizer pouco: isso horroriza-o. Quem torna públicas as suas ideias arrisca-se, com efeito, a convencer os outros da verdade delas, a infuenciá-los, e a achar-se assim no papel daqueles que aspiram transformar o mundo. Transformar o mundo! Que intenção montruosa, para Pontevin! Não que o mundo tal como é seja dino de uma admiração por aí além, mas porque toda a transformação conduz inelutavelmente para pior. E porque, de um ponto de vista mais egoísta, toda e qualquer ideia tornada pública se voltará mais tarde ou mais cedo contra o seu autor e lhe confiscará o prazer que ele sentiu por tê-la pensado. Porque Pontevin é um dos grandes discípulos de Epicuro: inventa e desenvolve as susas ideias apenas porque isso lhe dá prazer. Não despreza a humanidade que é para ele uma inesgotável fonte de reflexões alegremente maliciosas, mas não experimenta a menor vontade de entrar num contacto demasiado estreito com ela."

Excerto retirado do livro "A Lentidão" de Milan Kundera.

4 comentários:

Mac Adame disse...

Já li Kundera, mas não este livro. Mas, neste pequeno excerto, há, particularmente, uma frase que me chamou a atenção: "toda a transformação conduz inelutavelmente para pior". Embora eu não acredite nesta ideia no geral, Kundera, ao escrever isto, parece português. É que, por cá, infelizmente, esta frase faz cada vez mais sentido.

Keyser Söze disse...

Será sem dúvida um pensamento extremista, e o exemplo que dás é sem dúvida inextinguível. Mas creio que poderemos realçar outro pequeno aspecto neste texto: "inventa e desenvolve as suas ideias apenas porque isso lhe dá prazer. Não despreza a humanidade que é para ele uma inesgotável fonte de reflexões alegremente maliciosas, mas não experimenta a menor vontade de entrar num contacto demasiado estreito com ela." Neste caso não devemos desprezar o nosso governo pois ele alimenta o nosso espírito crítico e, a meu ver, faz-nos crescer. É pena que seja apenas um crescimento intelectual e em casos muito esporádicos.

;)

Anónimo disse...

Very nice site! Phentermine taken with amoxicillian cosmetic surgery trends Online casino q craps bulgaria malpractice plastic surgeons generic percocet pictures lexapro 30 millograms 97 pontiac sunfire fuel injectors femdom male maid what country has the best plastic surgeons Webspace lastschrift Cheap phone calls from thailand to india 1959 buick riviera People orgy Canon zr 65 minidv Zoloft causing daily headaches By lexapro online Credit scores scale.html plastic surgeons lynchburg moving companies international

Anónimo disse...

Keep up the good work » »